O primeiro emprego é um marco na vida de qualquer pessoa. Isso porque, geralmente, é a partir da entrada no mercado de trabalho que o jovem descobre qual profissão quer seguir.
Para visualizar todas as vagas acesse: agazetaempregosmg.com.br
Continua após Publicidade
DICAS:
Mesmo sem experiência profissional é possível chamar a atenção dos recrutadores, mas é preciso saber o que colocar no currículo para se destacar. Veja alguns pontos em que você pode investir para isso. Por isso, siga aquele velho conselho: primeiro trabalhe, mostre interesse, observe, aprenda, faça a sua parte e depois pense no seu plano de carreira para virar chefe.
- Ajuste as expectativas: Tenha um objetivo claro de qual função você quer exercer ao entrar numa empresa. Porém, lembre que um primeiro emprego é sempre uma ‘vaga de entrada’ ou um estágio. Então, nada de imaginar que vai ser o CEO da firma, com sala própria, cadeira giratória e secretária em seis meses.
- Faça cursos extracurriculares. Assim irá adquirir conhecimentos sobre a teoria, entendendo partes mais técnicas de sua área e possíveis funções que você irá realizar. Além disso, demonstrar que você realmente tem interesse e já está correndo atrás de aprender sobre a área desejada.
- Os trabalhos voluntários também são uma ótima forma de se destacar. Não podem ser consideradas uma experiência efetiva, mas irão te agregar valor pois demonstra que você aproveita as oportunidades que recebe, além de poder conhecer pessoas, aprender com elas e desenvolver funções que podem ser úteis a você. Seja proativo e ofereça ajuda. Com o trabalho voluntário, você ganha experiência, responsabilidades, aprende a gerir tempo/atividades e faz contatos.
- Fale para todos os seus conhecidos que você está procurando um trabalho: Esse é o famoso networking. Faça as pessoas saberem que você está procurando um local para começar a trabalhar, que tipo de habilidades tem e que é disposto a contribuir com qualquer tipo de iniciativa. Avise seus pais, parentes, vizinhos, amigos que você está procurando seu primeiro emprego. Eles podem conhecer alguém que precisa de algum profissional com o seu perfil e te indicar para uma vaga.
- Prepare um currículo: Um currículo bem feito pode ser o passaporte para o seu primeiro emprego. Portanto, preste atenção na seguinte estrutura: dados pessoais, objetivo profissional, resumo profissional, formação acadêmica, experiência profissional (se tiver) e idiomas que realmente fale.
- Destaque suas qualificações profissionais. É importante selecionar quais das suas qualificações são mais compatíveis com o processo seletivo em que você se interessa participar. Assim, identifique quais as possíveis atribuições daquela vaga e descreva suas competências e habilidades relacionadas a ela.
Com essas dicas, é possível criar um bom currículo que chame a atenção do recrutador. Então mãos a obra e que tudo dê certo na sua jornada!
ATENÇÃO: Jamais aceite cobranças de valores para participar de processos seletivos. Fiquem atentos, e recusem também oportunidades que condicionarem a contratação a realização de cursos pagos.