Se você não sabe busque conhecimento, se sabe, aprimore o que sabe. O que não vale é ficar parado, de braços cruzados, deixando o tempo passar sem aproveitar nada. 

 

Continua após Publicidade

 

Sua visita é muito Importante!
Muito obrigada por visitar nosso site, esperamos que goste do nosso trabalho.


CONHECE ALGUÉM QUE POSSA INTERESSAR? ENTÃO COMPARTILHE ESSA OPORTUNIDADE!


Participe do Grupo e se mantenha atualizado(a)!
GRUPO WHATSAPP
GRUPO FACEBOOK


Um problema que tem sido recorrente na comunicação dos candidatos a vagas de estágio e emprego é a utilização da linguagem de internet em situações de trabalho.
Cometer erros de português no currículo é a forma mais comum de perder de cara pontos com o entrevistador.
O objetivo principal do currículo é despertar o interesse do leitor, por isso é preciso tomar cuidado com o texto para que ele seja correto e coerente.

 

Evite esses erros de português no currículo:


Ortografia e digitação
Erros de ortografia e digitação são os mais comuns no currículo e – embora pareçam bobagem – podem, sim, fazer um candidato desatento perder alguns pontos na avaliação.


Mas/mais
Um dos erros mais comuns e também um dos mais cometidos. As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Porém, “mais” e “mas” possuem significados bem diferentes. “Mas” é uma conjunção adversativa que indica oposição. É usada no sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”. Exemplo: Ele realizou o processo seletivo, mas não foi aprovado. Enquanto “mais” é um advérbio de intensidade. Dessa forma, é usada para dar ideia de adição, aumento, indicar quantidade. Exemplo: O candidato tem mais uma chance de conseguir a vaga.


Há/a
Outro erro bastante comum. “Há” vem do verbo haver e indica passado. Sendo assim, pode ser substituído por “faz”. Por exemplo: Estou procurando emprego há 8 meses.
O “a” sozinho indica distância ou um momento no futuro. Exemplo: O processo seletivo acontecerá daqui a duas semanas.


Trás/Traz
Assim como nos dois primeiros casos, as duas palavras estão corretas. Porém o uso depende do contexto, uma vez que possuem significados diferentes. “Trás” faz referência à parte traseira, algo que está localizado atrás de alguma coisa. Exemplo: O ônibus bateu na parte de trás do carro.
“Traz” vem do verbo trazer e significa levar ou transportar. Exemplo: Ela sempre traz comida de casa.


Plural
Lembre-se: plural é a quando ocorre a indicação de mais de um elemento. No dia a dia é normal o “s” no final das palavras ser comido. Mas em um currículo, esse é o tipo de erro de pode custar a sua oportunidade. Por isso, tenha bastante tanto na regência nominal quanto na concordância verbal.


Erro de pontuação
O uso da vírgula pode ser bem complexo. Por isso, caso você não domine muito bem essa parte, escreva frases curtas e objetivas. Se estiver complicado, divida os assuntos em tópicos. Dessa forma, você organiza as informações e facilita a leitura do recrutador.

 


Entretanto, a pontuação vai muito além da vírgula. Toda frase terminada precisa de um ponto final. Já pontos de exclamação e interrogação devem ser evitados nos currículos.
Uma boa dica para evitar erros de pontuação é sempre ler em voz alta, pausadamente, e verificar se todas as frase estão fazendo sentido.


Depois dessas dicas, é hora de correr e revisar o seu currículo. Se estiver inseguro, apele para algum amigo ou parente que domina o português. Peça para ele revisar o seu currículo e, se necessário, fazer algumas sugestões de melhorias. Depois é só conferir as vagas disponíveis, se candidatar e torcer.

 


PARA TE AJUDAR A FAZER A DIFERENÇA, FAÇA ESSE CURSO GRATUITO ACESSE O CURSO


ESSE PROFERROR TEM VÍDEOS QUE DÃO AULA DO 0 APROVEITE! ACESSE O VÍDEO


⚠️ATENÇÃO:⚠️ Nunca pague por cursos ou qualquer outro custo para conseguir emprego ou entrevista!
MANDE SEU FEEDBACK, SUA MENSAGEM IMPULSIONA NOSSO TRABALHO.

 

 

 Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp e Telegram!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção!

O Portal A Gazeta Empregos é somente um site de divulgação de vagas. Não temos qualquer ligação com as empresas anunciantes das vagas e nem somos responsáveis pelos conteúdos dos anúncios. Qualquer irregularidade nas notícias, favor denunciar para que possamos removê-la.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!

NUNCA VALIDE E/OU FORNEÇA CÓDIGO DE VALIDAÇÃO ENVIADA POR SMS.

NUNCA FORNEÇA DADOS PESSOAIS, BANCÁRIOS OU SENHAS EM LIGAÇÕES TELEFÔNICAS RECEBIDAS.

NUNCA PAGUE POR TAXAS, CURSOS OU CERTIFICADOS!

ISSO É GOLPE!

Fique atento a tentativas de Golpe!

Cuidado com golpes de pessoas ou empresas que tentam se passar pelo site A Gazeta Empregos.

O nosso serviço é gratuito para candidatos e você nunca deve enviar pagamentos a pessoas que afirmam ser representantes de empresas.

Se você achar que pode ter sido vítima de fraude, clique aqui e siga os passos.